IMPORTANTE ETAPA DO PROCESSO DE ENSINO

 

O Ensino Fundamental do Colégio Villa Lobos propõe a formação de uma base de conhecimentos sólida, proporcionando ao aluno maior segurança diante dos desafios encontrados no Ensino Médio. Sempre cuidando para que os valores éticos e sociais sejam absorvidos da mesma forma que os conteúdos de aula, formando crianças e adolescentes conscientes e engajados.

Nesta fase, o Colégio Villa Lobos propõe uma educação que envolve os aspectos cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético. A escola, a partir daqui, atinge uma nova dimensão para a criança, que passa a ter consciência de suas potencialidades, amplia a relação com os colegas e constrói novos conhecimentos, refletindo e posicionando-se de maneira crítica nas diferentes situações sociais.

Sua autonomia é fortalecida pelo desenvolvimento da escrita, do raciocínio lógico e da capacidade de interpretação. Respeitando o saber já constituído, o processo de alfabetização se consolida em ambiente estimulante à leitura e à escrita.

O foco da relação ensino/aprendizagem é proporcionar ao aluno condições de leitura, compreensão, interpretação e relação – tudo isto executado com eficiência; estimulamos a expressão clara e objetiva, trabalhando a escrita com estruturação frasal adequada; induzimos a interação ética e respeitosa da criança com o mundo que a cerca; e, finalmente, trabalhamos a expansão racional e frutífera de sua criatividade.

Nesse período-chave de sua formação, o aluno é levado a produzir e refletir, relacionando o saber de diversas áreas: isso possibilita uma autêntica formação cultural.

Proporcionar um conhecimento plural é alvo central do Colégio Villa Lobos. Pensando nisso, unimos profissionais capacitados e um material didático completo e eficaz para viabilizar a aquisição fluente do conhecimento, seja este ligado às Humanidades, Ciências Exatas ou Naturais.

Temas atuais, como direitos humanos e prevenção ao uso de drogas, aliados às aulas regulares, fazem do aprendizado uma experiência verdadeiramente humana, irrestrita ao espaço da sala de aula.

Sem dúvida, o saber adquirido em um Ensino Fundamental bem realizado não vacila diante das dificuldades do Ensino Médio; ao contrário: serve de alicerce para conhecimentos novos e mais específicos.